Embora as Eleições Municipais 2016 estejam em pleno curso, muitos internautas ainda apresentam dúvidas quando acessam o site do TRE-PE (http://www.tre-pe.jus.br/), a fim de coletarem informações acerca dos candidatos envolvidos na disputa do 2º turno. Foi pensando nisso que o TRE-PE decidiu otimizar a pesquisa dos que buscam essas informações de maneira mais ágil na rede.

Deste modo, a coleta mais rápida pode ser feita através da página (http://www.tre-pe.jus.br/eleicoes/eleicoes-2016/eleicoes-2016). Nela, o internauta visualizará três banners: Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, Estatísticas Eleitorais e Resultados.

No primeiro banner (Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais), os usuários terão acesso a consultas de registros de candidaturas por região, aos dados dos doadores e fornecedores de campanha, às informações de limites de gastos e contratações de pessoal, além de link direto para o repositório de Dados Eleitorais.

O segundo banner (Estatísticas) fornecerá informações relativas ao perfis de eleitores (quantitativo de eleitorado com ou sem biometria por município, o grau de instrução, genêro, faixa etária, evolução do eleitorado) e de candidatos (cargo, grau de instrução, ocupação, faixa etária, situação da candidatura).

Por este banner, o usuário poderá clicar no item “resultado”, que apresentará informações referentes ao ano, turno e ao tipo de eleição. Ele visualizará a lista de candidatos eleitos provisoriamente ou não e seus respectivos cargos, assim como a quantidade de partidos políticos e de coligações eleitas.

 O terceiro banner (Resultados) oferece aos usuários os resultados de apuração em vários formatos digitais. Os resultados também estão disponíveis em dispositivos móveis, nos sistemas Google Play Store (Android) e Apple Store (iOS).

Mais abaixo, os eleitores encontrarão outros itens que poderão auxiliá-los na conferência de alguns dados como: título e o local de votação (item “Eleitor e Votação”). Pelo item “Legislação” será possível localizar o calendário e a legislação eleitoral atuais. E pelo item “Propaganda Eleitoral”, o cidadão conseguirá acessar o plano de mídia das eleições, como também o sistema Pardal.  Tal sistema permite enviar denúncias à Justiça Eleitoral sobre irregularidades cometidas durante o período eleitoral.