Ablog-PE

Na última sexta-feira (17) acontece o II Encontro de Blogueiros e Produtores de Mídia Digital de Arcoverde, realizado pelo Blog Falando Francamente e pela Associação dos Blogueiros de Pernambuco – AblogPE. O encontro debateu temáticas que envolvem a interação direta dos Blogs no setor da Comunicação, o desafio da profissionalização das atividades que envolvem estes novos agentes da informação, os blogs de nicho, somado as oficinas sobre monetização de blogs e templates no seu passo a passo.

Na abertura, Lissandro Nascimento, presidente da AblogPE, instalada no Castelus Buffet e Recepções, localizado no bairro de São Miguel, em Arcoverde, declarou que a região é referência em blogs que elaboram conteúdos diversos, diferente do status da blogosfera de outras regiões. “Num mundo globalizado, onde temos um conteúdo massificado por ideologias que atendem aos interesses de poucos, surge, neste novo contexto, as mídias alternativas como contraponto à hegemonia dos grandes veículos de comunicação. Na web, a construção do próprio conteúdo é condição imprescindível para obter ‘um lugar ao sol’. É bom constatar aqui uma gama diversa de produção”, reverberou. Arcoverde detém cerca de 30 blogs que atuam nas áreas política, policial, moda, gastronomia, esportes, eventos, poesia, gospel e comportamentais.

No sábado (18), a programação seguiu com o debate do momento político do País e os desafios que são colocados para a blogosfera brasileira e pernambucana. “Pautas caras estão sendo hoje discutidas no Congresso Nacional. No conjunto geral, trarão consequências irreparáveis para a sociedade. Se faz necessário discutirmos estes temas e sinalizar nossa posição aos que acompanham pela web, contribuindo para que os avanços sociais sejam assegurados”, pontuou Jairo Medeiros, assessor jurídico da AblogPE, acompanhado por Lúcio Cabral e Paulo Fernando, ambos da executiva da entidade.

Paulo Fernando do Informe-PEO Blogueiro do Informe-PE, também falou ao público sobre a importância da internet. O repórter do Informe-PE, na pessoa de Paulo Fernando, explicou tudo sobre a importância da internet como um instrumento de informação para o público internauta.

O mesmo frisou sobre os blogs, e citou a rede Blog Informe-PE, com notícias e reportagens no dia a dia, no qual passou um vídeo falando da equipe do Informe-PE. Dentre as pessoas importantes que falaram da importância do referido jornal eletrônico foram: Deputados estaduais, vereadores das cidades da Região metropolitana do Recife, comunicadores, secretários municipais, prefeitos e também do jornalista e apresentador Jota Ferreira que enalteceu o grupo.